sexta-feira, 12 de julho de 2013

Remorso ou Arrependimento?

Imagem do Google.
"ARREPENDIMENTO na origem da palavra, quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.
Diferentemente do REMORSO, em que a pessoa que o sofre não se sensibilizou verdadeiramente do mal que possa haver causado a outros, apenas para tentar se esquivar de sofrer uma punição ainda mais severa por causa do erro que cometeu, o arrependido verdadeiramente percebe e se sensibiliza das conseqüências ruins que seus atos causaram para outras pessoas.
Essa sensibilização à dor alheia leva o arrependido a uma tristeza verdadeira pelo dano sofrido pelos que prejudicou. E, como consequência, sempre faz o arrependido tomar uma firme decisão de não mais cometer o mesmo erro, para não mais causar mal a outros."

Olá meus amados, vou compartilhar mais um texto com vocês, desta vez de confronto...
Como lemos no início, a definição de ARREPENDIMENTO e REMORSO, podemos ver a diferença das atitudes que o ser humano escolhe quando erra.
Este é um assunto bem delicado, que muitos não gostam de ouvir, principalmente aqueles que estão neste momento em "pecado".
Em muitos aconselhamentos, vejo que a cada dia, o arrependimento genuíno está ficando escasso, as pessoas se apoiam no amor incondicional de Deus para errarem, esquecendo que existe a Lei da Semeadura.
Independente do perdão de Deus, colheremos o que plantarmos, isso é FATO!
O resultado de cada escolha é nítido: ARREPENDIMENTO traz vida, REMORSO, morte.
ARREPENDIMENTO liberta, REMORSO, aprisiona.
"A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte."  2 Coríntios 7:9

Me lembro do testemunho do Thalles Roberto (cantor gospel), onde ele dizia que, a cada erro que ele cometia, ele se "arrependia" apenas no momento, e caia no mesmo erro algum tempo depois, isso se chama remorso.
*O arrependimento é sentir nojo do pecado, fugir da aparência do mal, resistir ao diabo, é mudança de caminho, de vida.
*O remorso é um "falso" arrependimento de momento, pois dentro da pessoa arde uma vontade de continuar pecando, pois o espírito está fraco e consequentemente a carne forte. 
A pessoa com remorso não é sincera com Deus ao pedir perdão, que na verdade, não passam de meros pedidos de desculpas, diferente da pessoa que se arrepende, ela é grata pelo perdão, sabe que colherá as consequências dos erros, mas tem a alegria de ser perdoado.
O pecado pode até parecer uma "carniça" no início, mas depois a pessoa se acostuma.
O Espírito Santo sempre nos alerta quando há algo errado, Ele insiste em nos desviar da rota, mas não interfere em nosso livre arbítrio.
Não podemos culpar Deus, ou quem quer que seja, nós decidimos pecar. Portanto, o arrependimento também é uma decisão individual.
Sempre gosto de ilustrar o pecado, como um CHEIRO, no início pode até ter cheiro ruim, mas com o passar do tempo, nos acostumamos com ele, e perdemos a referência do que é bom e ruim.
Quando somos tentados, o Espírito Santo nos mostra, sentimos nojo, tentamos fugir, negamos alguns convites... mas com o passar do tempo, nos acostumamos com o "odor" e não sentimos mais repulsa, estamos totalmente envolvidos, que nem a voz do Espírito Santo podemos ouvir.

Mas hoje Deus te convida à mudar de rumo, de vida. Ele te dá uma nova chance, uma nova visão, uma grande oportunidade:
"Eu, o Senhor Deus, estou dizendo a vocês, que vou julgar cada um pelo que tem feito. Arrependam-se de todo mal que estão praticando e não deixem que os seus pecados os destruam. Abandonem todo mal que vêm fazendo e criem dentro de vocês mesmos um coração novo e uma mente nova. Por que vocês querem morrer? Eu não quero que ninguém morra! - diz o Senhor Deus. - Portanto, parem de pecar e vivam."  Ezequiel 18:30-32

Receba do perdão e da graça de Deus, ouça esse louvor e se rasgue em arrependimento na presença Daquele que pode fazer nova todas as coisas em sua vida!


Abraços,
Juliana Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário