terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Palavras convencem; exemplos arrastam."

Imagem do Google
Olá queridos, hoje acordei com uma enorme vontade de escrever, assim como fui edificada com esse texto, quero compartilhar com vocês.

O assunto hoje é sobre aconselhamento, como ser exemplo e ajudar o próximo.
Muitos tem o dom perceptivo em aconselhar, e como isso funciona? Por que a pessoas procuram tanto algumas outras e saem satisfeitos com o que ouvem?
Vejo que esse dom tem que ser dirigido integralmente pelo Espírito Santo, pois quem influencia, pode também influenciar para o mal, por isso a necessidade de estar em comunhão com Deus, para não usar esses conselhos para seu próprio benefício.
Muitos não conseguem aconselhar corretamente, pois só ouvem um lado do "desabafo", é como se ouvisse sempre uma vítima, e nesse caso, a "vítima" irá procurá-los sempre, e nunca mudará de atitude, nunca sairá da situação em que se encontra.
Em outros casos, você mal espera a pessoa desabafar e já está dando seus "palpites", não podem ser considerados como conselhos, é apenas o que você acha, sem averiguação dos fatos. Pois para todas as situações, existem o "antes", "durante" e o "depois", seja sábio, deixe o "achismo" para sua vida pessoal e busque a orientação do Espírito Santo para aconselhar.
E por falar em "sabedoria", há alguns requisitos básicos para adquiri-la, como:
  • Humildade, você nunca sabe tudo, está sempre na escola da vida, aprendendo com o Mestre Jesus todos os dias, e vivendo novas experiências e aprendizados a cada momento.
  • Ame o próximo, tenha palavras de conforto, apoio, ânimo, queira sempre a felicidade do outro.
  • Seja tardio para falar, examine toda a situação e esteja sempre orando para que Deus te inspire à ajudar no momento oportuno.
  • Busque a Fonte Inesgotável da Sabedoria, Jesus, o maior Sábio de todos os tempos, seja discípulo Dele.
  • Seja prudente, se você é casado(a), nunca aconselhe alguém do sexo oposto sozinho(a), se não tem estrutura para certos assuntos, encaminhe à uma pessoa que esteja mais preparado e que seja de sua confiança.
  • Nunca ache que será menor por não saber sobre tudo, a Igreja é um Corpo, cada membro com funções distintas, não queira ser "Pé" se você foi chamado para ser "Mão".
Há também aquelas pessoas que você vê a necessidade de mudança na vida dela, tenta aconselhar e nada acontece, como convencê-las?
Volto à dizer, esteja em comunhão com o Espírito Santo, e peça estratégias a Ele para ajudá-lo(a).
As pessoas precisam de motivação, qual tem sido sua forma de ajudar, de abordar? Esteja sempre incentivando as pessoas à melhorarem. Não seja apenas um "crítico", seja um motivador, seja um referencial, em 1 Coríntios 11:1 Paulo escreveu: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo."
Seja farol, seja ponte, seja abrigo, flecha que acerta o alvo na vida das pessoas.
Ande com sementes de sabedoria e amor nos bolsos, e não tenha medo de usá-las, nem todas germinarão, mas todas receberão desse amor.
Mude o mundo com a sua vida!
Um vídeo motivacional para você e seus amigos.


Abs,
Juliana Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário